Queijo azul é igual injeção eletrônica, diferente de carburador
- Rodrgio Boaretto
- 3 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Para aqueles que já tem uma barba composta de fios brancos e tem o privilégio de dizer que já pilotou um fusca, sabe exatamente a diferença entre um carburador e a injeção eletrônica, a ideia é a mesma, mas a pegada é diferente.
Quando falamos de queijo azul, lembramos do famoso Gorgonzola, alguns até arriscam o Roquefort, a ideia é a mesma, mas no fundo a pegada é bem diferente e dependendo o que você está procurando, tudo pode mudar, principalmente na hora de harmonizar.
Antes de desmontar esta família de queijo, vamos deixar uma coisa clara, Gorgonzola e o Roquefort não são os únicos queijos azuis, existem uma infinidade de outros queijos com esta classificação. O que realmente acontece é que simplesmente estas duas opções de “blue cheese“ são mais famosas pelo sabor incrível que ambos possuem.
Bem, o blue cheese também pertence a família da penicilina, igual aos queijos de fungos brancos, o que diferencia um do outro, primeiro é o fato do bolor ser azul e segundo, eles crescem por dentro do queijo, o que nos oferece magníficos tipos de queijos azuis, desde um denso e manteigoso Stilton ao famoso doce de Gorgonzola.
O processo de produção desta iguaria é peculiar, no começo costumava-se maturar o queijo azul em grutas, porões de pedra ou barracões, uma espécie de refugio ideal para o bolor azul.
Este ambiente também foi responsável em favorecer a penetração do bolar azul no interior cálido pelas fissuras o que por sua vez cresciam nos espaços ocos da coalhada fresca.
Hoje em dia é normal misturar o bolor em pó junto com o leite e no processo de produção furar o queijo jovem para que o ar entre e o bolor fique azul de forma natural. Não podemos deixar de lembrar que a coalhada não pode ser prensada e deve ser acomodada de forma folgada para facilitar que o bolor se espalhe.

Seja qual for a variedade e textura, todos os queijos azuis tem um paladar apimentado, ligeiramente metálico. Sua característica é ser mais salgado que outros queijos, alguns são cremosos e maduros outros mais doces e herbáceos, enquanto os queijos azuis de mais acidez e elevada umidade muitas vezes são arenosos e têm final mais salgado.
O teor de gordura desta família de queijos está entre 28% e 34%, existe uma variedade grande de tipos de casca, desde as molhadas com bolores cinzas, azuis e brancos até as secas, ásperas e duras e são considerados maduros a partir de 4 a 16 semanas.
Agora que ficou claro que existe uma infinidade de blue cheeses vamos dar alguns exemplos:
Stilton – Este queijo tem a casca seca típico de muitos queijos britânicos, a densidade da massa interna é manteigosa e faz com que o bolor azul se desenvolva em finas riscas. Ideal para molhos, sopas ou assado em uma torta. Harmoniza muito bem com vinhos não muito doces. (Região de origem: Inglaterra).
Roquefort – O famoso queijo azul de ovelha é desagregado e úmido por dentro o que permite o crescimento do Penicillium roqueforti em finas riscas e grandes bolsões ásperos. Perfeito para ser degustado em pedaços com pão, em molhos e esmigalhado sobre saladas ou massas além de ser tradição acompanhar com vinho do Porto ou Sauternes. (Região de origem: França).
Gorgonzola – Riscas grossas e manchas esparsas verde-azuis enchem a massa interna, a fina casca molhada e pegajosa, finamente polvilhada com bolor, é típica dos queijos europeus tradicionais. Procure colocar quantidades generosas em fatias grossas de pão de nozes ou misture em pratos de massa fumegante, fica incrível salpicado com um pouco de mel e combina com vinho doce ou tinto forte e dependendo da situação com um rosado. (Região de origem: Itália).
Azul bávaro – Um queijo azul mole de estilo branco. Bolsões (em lugar de riscas) de azul resultam da injeção de bolor azul diretamente dentro deste queijos cremosos e denso. É servido na maioria das tábuas de queijo da Alemanha com vinho branco do Reno e pão de nozes. (Região de origem: Alemanha).
Barba! Agora que você já sabe como funciona a família blue cheese, já da para fazer uma média com o sogro e a sogra, não deixe esta opção faltar na tábua de queijos, de repente ele até deixa você dar uma volta no Cadillac importado.
Comentarios