top of page

Bruschetta e vinho, o verdadeiro traço de um Alfa de estilo

  • Rodrgio Boaretto
  • 24 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

Olá alfa! Semana curta, feriado na sexta, isso quer dizer que trabalhamos muito e até faltou tempo para pentear a barba.


Estava esticado no sofá de casa dando uma navegada na internet pelo celular e curtindo o bom e velho Jazz, mais especificamente Gerry Mulligan – Lullaby of the Leaves e dei uma espiadinha na esposa. É incrível como elas conseguem ter movimentos tão graciosos até dando uma geral na toca.


Em seguida dei um pulo da poltrona e avisei que ia dar uma circulada rápida no mercado, afinal qual o motivo de não fazer um agrado para ela!? Macho que é macho e carrega o título de alfa sabe que a esposa merece um agrado, independente de uma data especial. Afinal peludo, precisa de muito amor para nos aguentar.


Outro ponto importante, comprar ingrediente é igual comprar produto para barba, precisa ser bom, se você é dos que não se importam com qualidade, fecha logo esse blog e adeus.


Se você está neste paragrafo, significa que nos entendemos, o desafio é este: noite romântica com bruschetta, vinho, música e claro, velas para deixar o clima perfeito.

Bruschettas com queijo gouda

Para as bruschettas


Como sabemos este petisco é italiano, mas, aqui como um alfa dominador da cozinha gosto de variar e criar combinações promissoras, lembre-se que o foco é a patroa e escolher ingredientes que agrade a ela é fundamental, por isso no meu caso não usei presunto cru para modelar.


Compre 10 pães franceses (frescos), queijo Gouda (holandês) em finas fatias, azeitonas fatiadas, tomate italiano (bem maduro), manjericão triturado, manjericão fresco, orégano triturado e azeite de boa qualidade (de boa qualidade mesmo!).


Para preparar não seja um ogro, tenha calma e delicadeza, lembre-se, ela será presenteada. Pegue o pão e corte em fatias relativamente grossas, mais ou menos uns 2 centímetros. Deite as fatias de e regue com o azeite.


Pegue o tomate e pique muito bem, não use fatias grossas é deselegante, adicione a azeitona picada, lembre-se proporções exatas são fundamentais, não queremos a bruschetta desmanchando na mão da patroa.


Salpique o manjericão e o orégano, nestes temperos você pode dar uma leve caprichada o sabor que eles proporcionam é excelente, harmoniza muito bem com o queijo. Se você não for o tipo de alfa “pedreiro” uma leve salpicada de pimenta preta pode ser um diferencial, mas cuidado em excesso pode acabar com o romantismo.


O queijo Gouda é delicado, então pegue as fatias enrole e corte em tiras para ficar mais fácil de manusear, isso evitará que o queijo abra e acidente todo seu projeto. Por fim coloque uma folhinha de manjericão fresco em cada bruschetta, este detalhe vai deixar o preparo charmoso e dar sabor na hora de degustar.


Acomode as bruschettas em uma forma e leve ao forno preaquecido a 160 graus, particularmente eu prefiro que elas levem um pouco mais de tempo no calor, além disso estamos trabalhando com um queijo especial.


O vinho


Para esta ocasião vamos dar preferência ao tinto, harmoniza muito bem com o tipo de alimento que você acabou de colocar no forno. Se as bruschettas fossem 100% ingredientes italianos eu diria para o vinho ser italiano também, mas neste caso como usamos combinações variadas tenho dois palpites.


Se você quiser optar pelo italiano o meu palpite é o tinto Lambrusco di Sorbara D.O.C. por ser um vinho com denominação de origem, o gás não é adicionado artificialmente e sim de forma natural e claro as uvas são de excelente qualidade. O Amabile é o mais suave, geralmente as mulheres apreciam este tipo de vinho.


A segunda opção é o vinho do Porto Tawny, um vinho mais jovem, encorpado e frutado seu sabor é puxado para ameixas e frutas silvestres. As uvas utilizadas para produzir o Porto Tawny são as mesmas utilizadas para produzir o Porto Ruby. Particularmente o meu preferido, mas trabalhe com a opção que agrade sua patroa.


Para servir


Alfa de todo o contexto este é o momento mais delicado, então preste muito a atenção. Peça gentilmente para sua esposa relaxar em um banho quente e avise-a que as bruschettas ficam prontas entre 10 e 15 minutos.


Arrume a mesa com uma toalha que ela goste, posicione as velas no centro da mesa e se puder deixa o ambiente com uma meia luz, use taças apropriadas para vinho, quando a patroa sair do banho sirva aproximadamente 1/3 de vinho na taça e posteriormente as bruschettas.


Lembre-se Alfa, taça cheia é deselegante, então esteja atento para não faltar vinho para sua companheira e o detalhe mais importante, procure não utilizar uma porcaria de música, Jazz é uma excelente opção.


Caso você se enrole com a seleção musical, compartilho minha playlist com você.


Bom apetite!

Comments


DICAS PARA O BARBUDO MODERNO

#1 

Pense qual o sabor que você quer atingir.

 

#2

Harmonia é a melhor ferramenta na hora de cozinhar.

 

#3

O tempero ideal é aquele que agrada a todos de forma simples e sutil.

© 2023 por boys cooking - o guia do barbudo moderno na cozinha.

bottom of page