top of page

Mais que erva, manjericão

  • Rodrgio Boaretto
  • 30 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

Para nós homens modernos, os de atitude, com barba, seja ela longa ou curta somos de um seleto grupo que preza alguns princípios básicos, são eles:


  1. Respeito pela patroa;

  2. Ingredientes de qualidade;

  3. Não compra o rango, produz;

  4. Sabe que o manjericão é seu braço direito.


Quando muitos de nós olhamos para esta graciosa e delicada erva não temos ideia do potencial expansivo que ela produz em um prato e até mesmo alguns não tem ideia da múltipla variedade de manjericão que encontramos em lojas especializadas.


Em casa não usar manjericão no molho de tomate (o caseiro) seria como raspara barba e ficar com a cara pelada, simplesmente uma heresia e das mais graves e profundas. Agora que você entendeu a complexidade e a necessidade desta incrível erva no seu arsenal gastronômico, vamos conhecer mais sobre ela.


Esta é uma planta originária da Ásia e África, conhecida pelo volume de galhos, suas folhas postas e ovaladas além da tradicional cor verde clara. As folhas do manjericão ligeiramente amassadas liberam um aroma que alude a calor e luz solar.


O manjericão pertence à família da hortelã, como se pode notar pelas notas mentoladas e ansiadas que acompanham seu perfume. Os manjericões em boa parte, são plantas anuais delicadas se desenvolvem facilmente a partir da semente e precisam de um lugar coberto pare receber luz do sol e solo bem drenado.


Na cozinha ocidental o manjericão é companheiro natural do tomate, seja na salada no molho ou em uma sopa. É um bom condimento para recheio de aves, uma dica é misturar manteiga em temperatura ambiente com manjericão picado, alho, raspas de casca de limão siciliano e um pouco de farinha de rosca, em seguida insira a mistura sob a pele do frango ou em pedaços de frango antes de assar.


Variedades do manjericão – espécie do gênero (Ocimum)


Manjericão comum: (O. basilicum) – também chamado de manjericão genovês, possui folhas verde-claras grandes e tenras com pequenas flores brancas. Ideal para toda culinária ocidental é excelente para fazer pesto, sopa pistou e salada de tomate, além de combinar muito bem com alho.

Manjericão comum

Manjericão roxo: (O. b. variação pupurascens) – também chamada de manjericão opala, tem folhas roxas quase pretas e flores-cor-de-rosa é bastante aromática com notas de hortelã e cravo-da-índia. Use-a com arroz e grãos e para acrescentar um toque de cor a salada.

Manjericão roxo

Manjericão roxo de folhas crespas: (O. b. ornamental) – este tipo de manjericão é uma planta ornamental com grandes e brilhantes folhas cor-de-rosa, tem sabor rico e semelhante ao do alcaçuz. A variedade verde de folhas crespas tem grandes folhas verde limão com bordas cortadas e flores brancas, usa ambas da mesma forma que o manjericão comum.

Manjericão roxo de folhas crespas

Manjericão anão: (O. b. variação minimum) – também chamado de manjericão miúdo ele forma um arbusto compacto com folhas pequenas, flores brancas e um aroma apimentado. Use como o manjericão comum, nas saladas coloque folhas inteiras.

Manjericão anão

Manjericão limão: (O. b. citriodorum) – compacto e cerrado tem fragrância nítida de limão, na Indonésia onde é chamado de kemangie, ele é frito com peixe e frutos do mar.

Manjericão limão

Manjericão santo: (O. sanctum) – também conhecido como bai gaprow possui aroma intenso com uma pungência picante e adocicada, sinais de hortelã e canfora e um toque almiscarado. Para potencializar ainda mais seu sabor cozinhe a erva, quando cru tem sabor amargo, ideal para frango e carnes.

Manjericão santo

Manjericão branco: (O. americanun) – é muito similar ao manjericão limão, porém as folhas são mais escuras e o aroma decididamente do limão comum. Use-o em saladas, peixes e frutos do mar.

Manjericão branco

Manjericão tailandês: (O. b. horapa) - O bai horapa tailandês tem aroma adocicado, apimentado e inebriante, sustentado por pronunciadas notas de anis e um sabor quente, duradouro e anisado. Para esta erva use-o em pratos tailandesa.

Manjericão tailandês

Manjericão anis: (O. b. anise) - erva com nervuras roxas, talos avermelhados, flores rosadas e um agradável aroma de anis. Para esta erva use-o em pratos tailandesa.

Manjericão anis

Alfa, como você pode ver o manjericão é um excelente acompanhamento para seus pratos, suas notas e aromas conferem sabor especial e fazem bastante diferença para quem vai provar. Divirta-se!



Comments


DICAS PARA O BARBUDO MODERNO

#1 

Pense qual o sabor que você quer atingir.

 

#2

Harmonia é a melhor ferramenta na hora de cozinhar.

 

#3

O tempero ideal é aquele que agrada a todos de forma simples e sutil.

© 2023 por boys cooking - o guia do barbudo moderno na cozinha.

bottom of page